Cogumelos no forno (com ovos)

Adoramos cogumelos (ainda não tinham dado conta pois não? :))... Pois assim que botei o olho nesta receita, não pensei 2 vezes. 
Os tempos que o chefe recomenda, na minha opinião, foram poucos. Os ovos ficaram encruados (a mim não faz muita diferença, mas a cobaia não aprecia muito). No entanto, podemos recomendar, sem reservas, porque apesar disso estava absolutamente delicioso.


Ingredientes (2 pess):
100 gr (mistura) cogumelos (eu usei mais)
1/2 cebola
2 ovos
1 dente alho
azeite q.b.
20 gr manteiga
tomilho q.b.
salsa picada q.b. (não usei)
queijo ralado (usei ementhal e parmesão)
1 colh sopa natas (usei um pouquinho mais)

Preparação:
Pré-aquecer o forno a 180ºC
Pique os cogumelos grosseiramente. Pique muito bem a cebola e o alho.
Numa frigideira aqueça o azeite, junte metade dos cogumelos, a cebola, o alho e a manteiga. Não mexa muito o preparado inicialmente. Tempere com tomilho. Acrescente o resto dos cogumelos, regue com mais um fio de azeite e tempere com sal a gosto (eu temperei com sal, pimenta e nóz-moscada moídas na altura). Salteie os cogumelos durante 4 a 5 minutos. Acrescente salsa picada no final.
Retire os cogumelos para um pirex, parta 2 ovos, verta-os cuidadosamente por cima dos cogumelose leve ao forno durante 10 minutos a 180ºC (aconselho mais pelo menos 5 min, para cozinhar o ovo).
Rale o queijo, retire o reparado do forno e polvilhe com o queijo, cubra com 1 colher de natas e leve ao forno novamente durante 1 minuto (aqui também aconselho mais um bocadinho no forno)

Comentários

  1. Que maravilha!!
    Adoro cogumelos e esses estão divinais!!!
    Beijinho!
    Cláudia

    ResponderEliminar
  2. Deve ficar mt bom e foge-se um pouco
    à carne e peixe...
    Beijo.
    isa.

    ResponderEliminar
  3. Parece delicioso! Também adoro cogumelos, e esta receita me parece muito boa.
    Beijos

    ResponderEliminar
  4. deve ficar muito bom amiga, é só metermos amis ou menos tempo, consoante o que gostamos, bjokitas

    ResponderEliminar
  5. Tenho sempre tendência a fazer cogumelos na frigideira; assim deve ficar tão bom e apuradinho.

    ResponderEliminar
  6. Adorei estes cogumelos! Gosto muito de utilizar cogumelos frescos, mas nunca fiz no forno! Ficaram mesmo com óptimo aspecto!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  7. Adorei!!! Comeste so assim sem mais nada?? Ca em casa pediam-me arroz tambem acho eu! E essa kistura é fresca certo??

    Optimo aspecto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Verdinha,
      Servi como acompanhamento de carne, mas só com um arroz (para mim) chegava bem.
      Sim, a mistura é frescos, aqui tem cogumelos paris, pleurothus e marron :)
      brigado!!!

      Eliminar
  8. Tem cá um bom aspecto!!! Ja me servia :-)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Parece-me muito bem, tambem sou fã de cogumelos.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Gostei imenso pois também adoro cogumelos!

    ResponderEliminar
  11. eu tinha reparado hehe também adoro cogumelos e estou fascinada com este prato :)

    ResponderEliminar
  12. Que aspecto maravilhoso :) eu também sou fã de cogumelos

    ResponderEliminar
  13. Oi Xana, eu também sou fã de cogumelos e essa receita é diferente e muito boa, pelo aspecto ficaram muito gostosos!!

    Beijinhos
    Marisa

    ResponderEliminar
  14. Xana, que deliciosa sugestão,....fiquei fã,...
    Beijinhos
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  15. Obrigado pelos vossos simpáticos comentários :)...
    Aconselho mesmo a quem goste de cogumelos k experimente, porque de facto é um acompanhamento delicioso!!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Que delícia :D Eu também sou fã de cogumelos, vou mesmo experimentar esta receita :D

    Beijinhos e um bom resto de dia! :D

    ResponderEliminar
  17. Ui, que bom aspecto. É mesmo a minha cara. Eu gosto dos ovos assim, já o meu marido não.
    Beijinhi

    ResponderEliminar
  18. HUMMMM, DIVINO!!!!!
    DE DAR ÁGUA NA BOCA!!!

    BJS.....

    ResponderEliminar
  19. Magnífica esta sugestão Xana. Amei!!
    Beijinhos grandes,
    Lia.

    ResponderEliminar
  20. Olá Xana vi o seu blog no cozinha da Monica e vim conferir suas gostosuras, adorei a sugestão.
    Bjs
    Sol

    ResponderEliminar
  21. Cogumelos e ovos juntos agradam-me e muito.
    bjs

    ResponderEliminar
  22. Eu perco-me e babo-me a olhar para as vossas iguarias ...

    Um verdadeiro espectáculo!!!!

    Beijokas e bom fim de semana ...

    Pipoka

    ResponderEliminar

Enviar um comentário