Tarte Grega de limão

Eu prometi que vinham mais...
Lembram-se deste livro? Cá fica mais uma receita.
Esta tarte estava divinal, o creme amarguinho do limão, com o merengue fica simplesmente perfeito... Adorámos...
Leva algumas voltas, um pouco de tempo, mas acreditem, compensa inteiramente...

Ingredientes:
Para a massa quebrada:
220 gr farinha
110 gr manteiga
1 pitada de sal
50 gr açúcar em pó
1 gema de ovo

Para o creme de limão:
2,5 dl leite
30 gr açúcar
3 gemas de ovo
30 gr maizena
sumo de 1 limão e raspa de 2

Para o merengue:
5 claras ovo
150 gr açúcar
100 gr açúcar em pó

Preparação:
Coloque a farinha numa tigela e faça uma cova no meio. Deite aí a manteiga em pedacinhos, o açúcar, a gema e o sal. Prepare a massa quebrada amassando bem. Com a massa, forme uma bolam envolva-a em folha de alumínio e deixe-a repousar durante 1 hora no frigorífico.
Com o rolo, tenda a massa e forre a forma. Pressione-a contra as bordas da forma e corte a massa que sobrar. Coloque papel vegetal na forma e cubra-a de leguminosas secas. Leve-a ao forno previamente aquecido (190ºC) durante 10 min. Retire o papel e as leguminosas e  deixe a massa cozer mais 10 min.
Para preparar o creme, ferva o leite com o açúcar. Bata as gemas de ovo com a maisena, adicione 1 a 2 colh do leite quente, mexa bem e ligue esta mistura com o leite, continuando sempre a mexer com a vara de arames. Deixe que o leite ferva bastante tempo. De seguida, junte o sumo e a raspa da casca de limão.
Entretanto bata as claras em castelo. Pouco a pouco, vá adicionando o açúcar, continuando sempre a bater as claras, até obter um creme consistente. Com uma espátula de madeira, misture o açúcar em pó previamente peneirado. Junte metade das claras em castelo ao creme de limão, continuando sempre a bater com a vara de arames. Deixe que todo este preparado ferva de novo.
Deite o creme de limão quente sobre a base de massa quebrada. Alise bem a superfície. Barre o resto das claras em castelo sobre a tarte. Com uma faca grande, faça pequenas ondulações na superfície da tarte. Leve-a ao forno previamente aquecido. Coloque a tarte debaixo da grelha até que as claras em castelo fiquem ligeiramente tostadas.

Comentários

  1. Amiga olha só para a tentação que nos trazes logo de manhã!!!
    Ainda estou a babar... adoro o sabor cítrico do limão em sobremesas.

    Bijinhos

    ResponderEliminar
  2. Xana ficou uma tarte fantástica!
    Um beijo:))

    ResponderEliminar
  3. Que maravilha de tarte!
    Gosto imenso de tarte de limão.

    http://asvezescozinheira.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Ficou extraordinária!!!Linda, linda mesmo!!!
    Tens razão compensa o trabalho...

    Bjokas
    Rita

    ResponderEliminar
  5. Abençoado livrinho que nos permite ficar a babar por uma fatia de tarde logo de manhã!!!!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  6. Mas que bela tarte!!!! tenho que experimentar..
    bjus

    ResponderEliminar
  7. Xaninha,
    Que delicia que não deve ter ficado... E eu que sou louca por cítricos especialmente limão. Esta com um aspecto maravilhoso : )
    Brijinhos

    ResponderEliminar
  8. Nem quero olhar mais, estou aqui a babar-me porque o aspecto dessa tarte está demais!!!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  9. Se fica assim,tão apetitoso,só de olhar,que importam as voltas?!
    Beijo.
    isa.

    ResponderEliminar
  10. Xana que coisa mais linda babei :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. A tua tarte está magnífica, ficou mesmo apetitosa!

    ResponderEliminar
  12. Eu é que fiquei grega ao olhar para o post e não poder trincar uma fatia.
    Uma sobremesa bem divina ♥

    ResponderEliminar
  13. ficou linda e de certeza que muito boa! ;)

    ResponderEliminar
  14. Olá,
    xana
    Que maravilha de tarte.
    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  15. Amiga, que MARAVILHA de tarte!!
    Tem um aspecto maravilhoso, não me importava nada de comer agora essa fatia :-))
    Aqui há tempos fiz uma parecida que adorei. Vou levar a receitinha comigo, ok? ;-))
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Gostaríamos de a/o convidar a participar no nosso passatempo no facebook: "Mycook - passatempo o seu segredo de Primavera". Participe e se ganhar a sua receita constará no nosso próximo livro de receitas.

    Obrigada,


    Mycook Premium
    O meu segredo
    [Consulte as regras em: https://www.facebook.com/notes/mycook/passatempo-mycook-o-seu-segredo-de-primavera-regras/200789619940206]

    ResponderEliminar
  17. ainda ontem vi uma tarte assim da princessu e adorei. estou mesmo tentada a experimentar!! adoro o aspecto

    ResponderEliminar
  18. Adoro tudo o que leve limão.
    Ficou linda a tarte.

    ResponderEliminar
  19. Xaninha se algum dia te assaltarem a casa e levaram todos esses livros maravilhosos de culinária, declaro-me já culpada (fui eu hehehe) juro que não levo nem as joias nem o carro nem nada de menos valor só mesmo esses tesouros (os livros).
    Que tarte magnifica, ADOREI!!!

    Beijinhos!!!!

    ResponderEliminar
  20. Ficou em espectáculo.Fabulosa mesmo.Um aspecto divinal.
    beijos

    ResponderEliminar
  21. HUmmmmmm sou servida de uma fatiazinha, pode ser mesmo pequenina.... Xaninha que delicia!!!

    Imagino mesmo o marguinho do limao... Aii aiii!!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  22. Adoro tarte de limão e esta está com óptimo aspecto. Parabéns!

    ResponderEliminar
  23. Esta tarte merengada ficou com um aspecto divinal. Ando à imenso tempo para experimentar algo do género, levo comigo a receita :)

    ResponderEliminar
  24. Esta torta realmente é maravilhosoa... É uma das minhas preferidas!!!! Ficou linda!!!

    Bjs....

    ResponderEliminar
  25. nhami :-)
    Este vou ter de fazer!
    Adoro o blogue
    Regina

    ResponderEliminar
  26. Olá Xana,
    eu adoroooo limão e gostei mesmo muito do aspecto desta tarte.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  27. Xana, que tarte deliciosa, parece tão boa!!!!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  28. Xana que linda que ficou a tua tarte,até fez água na boca, com sabor a limão e tudo,hehe,bjs.

    ResponderEliminar
  29. Mas que bonita. Eu já fiz uma assim parecida, há muitos anos, e não voltei a fazer. Sinceramente acho que a tua é bem melhor do que a receita que usei na altura. Gostei desta. Bjs

    ResponderEliminar
  30. Chamo ao teu blogue "a minha perdiçao"....
    Bjs

    ResponderEliminar
  31. Uma tarte belíssima, e muito saborosa!

    bjs,
    Andréa...

    ResponderEliminar
  32. Xana,

    Que tarte , que tentação , deve ter ficado deliciosa, bjs

    ResponderEliminar
  33. Também gosto, conheço uma revceita muito parecida a está, mas com cama de bolacha maria ralada...
    Vou experimentar a tua da proxima vez, está maravilhosa...

    jinhos

    ResponderEliminar
  34. Xanocas minha amiga perfeita esta tua tarte adorei,maravilah e o merengue lindo lindo,bjokinhass

    ResponderEliminar
  35. Esta tarte fez-me lembrar a tarte que a minha tia fazia de sobremesa em todas as páscoas e que eu fazia questão de retirar o merengue e comer apenas o resto... Que delícia! Parabéns pelo Blog...

    ResponderEliminar
  36. Que linda que ficou. Esse livro é recheado de maravilhas, já se vê!!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  37. A tarte ficou linda! Mesmo com um aspecto apetitoso. O meu marido adora tarte de limão merengada. Já sabes que guloseima lhe vou fazer hehehe

    Bjs

    ResponderEliminar
  38. Xana a tarte ficou muito bonitae de certeza que não se viu grega para desaparecer,hehe,bjs.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário