Quadrados de noz com mel e gengibre

Mais uma receita Saberes e sabores, chamou-me à atenção de imediato. Tive medo que se tornasse muito doce, mas não.
Um sabor bem diferente, bem bom :)

Ingredientes:
Vaqueiro líquida
150 gr açúcar amarelo
150 gr farinha
1 colh sobrem fermento em pó
1 colh sopa gengibre em pó
1 colh chá bicarbonato sódio
150 gr margarina vaqueiro
75 gr mel
4 ovos XL
100 gr miolo de noz

Preparação:
Ligue o forno a 180ºC.
Pincele um tabuleiro de 24x34 cm com vaqueiro líquida.
Numa tigela, misture o açúcar com a farinha, o fermento, o gengibre em pó e o bicarbonato.
Corte a vaqueiro em pedaços, coloque numa taça de vidro, junte o mel e leve ao microondas durante 40 segundos. na potência máxima. Junte à mistura anterior, adicione os ovos e mexa com uma vara de arames. Pique o miolo de noz na picadora e misture-o na massa.
Deite o preparado no tabuleiro e leve ao forno durante cerca de 20 min.
Desenforme, deixe arrefecer e corte em quadrados.

Comentários

  1. O gengibre em pó é um grande aliado na cozinha.
    Ajuda a intensificar o sabor de uma preparação e gosto de adicionar uma pitada quando faço musses ou molhos cremosos.
    Feliz Domingo ♥

    ResponderEliminar
  2. Cadê o Emílio? Hoje fez gazeta?
    Estou a brincar!
    Feliz Dia do Blogueiro!
    Ideia estupenda que tiveste.
    Deve ser mt bom.
    O mel ñ torna o doce demasiado doce e suaviza.
    Beijo.
    isa.

    ResponderEliminar
  3. Ainda não fiz nada com gengibre... tenho que comprar quando for ao hiper!! super curiosa com este bolo! bjks e bom domingo

    ResponderEliminar
  4. Muito bonitos,imagino o aroma deles amiga,bjokinhas grandes

    ResponderEliminar
  5. FICARAM PERFEITO, MEL E NOZES UM CASAMENTO MAIS QUE PERFEITO.
    BOM DOMINGO.
    BJS

    ResponderEliminar
  6. parabens ficaram muito bons gostei muito beijinhos e bom domingo

    ResponderEliminar
  7. ah, e um cafezinho bacana pra acompanhar essa delicia, hein?
    beijo

    ResponderEliminar
  8. Olá, bom dia! Sua receita está bem interessante e com um aspecto magnífico! Mas você poderia me dizer o que seria "vaqueiro líquido"? Aqui no Brasil, não conheço esse ingrediente e gostaria muito de fazer esse bolo ainda hoje, caso eu tenha o vaqueiro ou vaqueira, porque os outros todos já fazem parte das minhas prateleiras.
    Obrigada e beijos doces!

    ResponderEliminar
  9. Adoro o teu blog, e visito diariamente :)
    Obrigado por estares desse lado com dicas e receitas práticas e deliciosas.

    Bom Domingo, de sol :)


    http://estanoite.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  10. Xana, esse bolo deve ser divinal.
    Um beijinho e bom domingo

    ResponderEliminar
  11. Xana, adoro a combinacao de mel e gengibre e estes quadradinhos devem ter ficado uma maravilha :) tenho de fazer! Beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  12. Uma delícia esse quadrado!

    bjs,
    Andréa...

    ResponderEliminar
  13. Que maravilha de bolo, Xana!
    Rico! Rico!!
    Um beijinho grande.

    ResponderEliminar
  14. Está espectacular e vou levar a receita;)
    Beijocas.

    ResponderEliminar
  15. Xana, um desses quadradinhos pode ser para mim!?
    Mas que aspeto... gostei.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Olá o bolo deve ser espectacular....
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  17. Obrigado a todas/os pelas visitas e comentários :)...
    B* obrigado pela visita e comentário, é mto bom saber que há visitantes que vão passando e embora não deixem comentários, gostam do que se vai passando neste canto :).. Tentei deixar-te um comentário no teu blog, mas a Sapo não gostou de mim acho..lol :) Até breve
    beijinhos a todas, e obrigado de novo

    ResponderEliminar
  18. Estes quadrados me lembraram uma vizinha que tivemos, na minha infância. Era uma senhora judia, que fazia um delicioso bolo de mel e nozes, numa das festas judaicas. Era uma iguaria deliciosa! Vou levar esta receita, rsrs. O franguito com a massa, do post abaixo, também ficou muito tentador.

    Um beijo e boa semana!

    ResponderEliminar
  19. que bonitos.
    eu gosto deste genero de bolos fica,m tao bons!!!
    vou levar a receita comigo.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Xaninha querida...se soubesses como é desmoralizador ver esta delicia dos deuses e limitar-me a comer uma bolacha de água e sal...um desespero...mas virtualmente já comi aqueles quadradinhos todinhos.Pronto. Vinguei-me de mim mesma.
    Beijinhos e uma Boa semana para ti querida

    ResponderEliminar

Enviar um comentário