Carne porco alentejana

É daqueles pratos que adoro e nunca tinha feito.
Tirei umas ideias da net e saiu bem gostoso!!! A cobaia adorou :)
Só tinha berbigão em casa, e foi mesmo assim que saiu.

Ingredientes:
500 gr lombinho de porco
300 gr berbigão
sal
pimenta
folha de louro
4 dentes alho esmagados
2 colh sopa massa pimentão
1 dl vinho branco
batatas
margarina e azeite
coentros picados
azeitona preta

Preparação:
Colocar as amêijoas em água com sal para perderem a areia, cerca de 2h. Passar por várias águas, até não se sentir areia.
Cortar a carne em pedaços, temperar com sal, pimenta, alho, louro, massa pimentão e vinho branco e deixar tomar gosto cerca de 2h.
Fritar as batatas, cortadas em cubos, na actifry cerca de 30 min.
Num tacho colocar um pouco de azeite e margarina, escorrer a carne da marinada e saltear, mexendo sempre. Quando a carne estiver rosada, juntar a marinada e deixar cozinhar cerca de 10 a 15 min.
Juntar o berbigão bem escorrido, tapar o tacho, deixar o marisco abrir e cozinhar cerca de 3 min.
Juntar as batatas ao tacho e polvilhar com coentros e azeitona preta

Comentários

  1. Eu adoro carne de porco à alentejana! Quando era pequena estava sempre a pedir à minha mãe para fazer :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  2. Adoro carne de porco à alentejana :D Essa parece bem deliciosa :D

    Beijinhos e tem um óptimo dia :D

    ResponderEliminar
  3. Olá Xana, olha que para quem nunca tinha feito saiu-te maravilhosa!! Eu adoro carne de porco à alentejana, mas é sempre o P. que faz:)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Também gosto muito.
    Deste-me uma excelente ideia para fazer
    quando o meu filho mais novo vier cá, pq
    no país onde está ñ comem carne de porco.
    Depois te digo o resultado...
    Beijo.
    isa.

    ResponderEliminar
  5. Também é um daqueles pratos que adoro e é raro fazer.
    A tua carne ficou com um aspecto delicioso :)
    beijinhos e um bom dia

    ResponderEliminar
  6. E eu já nem me lembro a ultima vez que fiz e também gosto muito! bjks

    ResponderEliminar
  7. Ai ai ai ai gosto tanto. É daqueles pratos que me lembram a minha infância. Beijinhos!

    ResponderEliminar
  8. Gosto imenso e há tanto tempo que não faço!
    Deixaste-me com vontade :)

    ResponderEliminar
  9. Oa bem bom!! Esta com ar mt apetetitoso!! Eu quando faço em casa, tb raramente sigo todas as regras, ou porque so ha miolo de marisco sem casca... ou porque ha carne de porco sem ser rojoes... o que interessa é que o sabor esta la! :)

    ResponderEliminar
  10. Já tive o prazer de provar este prato, e é realmente delicioso.
    Beijos

    ResponderEliminar
  11. Adoro este pratinho, é um dos meus preferidos, e ficou com excelente aspecto.

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
  12. Este é daqueles pratos que não consigo resistir!
    Adoro! Este está mesmo a chamar por mim!!!
    Bjs

    ResponderEliminar
  13. Aqui em casa gostamos muito.
    Gostei muito da tua versão ,esta uma delicia.
    bjs

    ResponderEliminar
  14. Tem graça que eu também adoro e só fiz uma vez há muitos anos...pode ser que agora ganhe inveja :)

    ResponderEliminar
  15. Olá Xana, eu faço com aguma frequência e é prato que faço muitas vezes para almoços entre amigos! Adorei o aspecto e a forma como o preparaste. Claro que as cobaias só podiam ter gostado, feito por uma cozinheira de mão cheia como tu ;) beijinhos.

    ResponderEliminar
  16. Xana, ficou muito bom, certamente!

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  17. Ola Xanocas... ha tanto tempo que nao como carne de porco á alentejana... e a tua esta com um aspeto maravilhoso!!

    beijocas

    Margarida

    ResponderEliminar
  18. Gosto muito e curiosamente também nunca fiz!
    Ficouo com um aspecto irresistivel!
    Bjs

    ResponderEliminar
  19. Xana,
    que pratinho rico e saboroso, belos ingredientes!
    bjs

    ResponderEliminar
  20. gosto mt mas ja faz uns aninhos que nao faço vou ter que fazer a tua ela esta 5* mt bem apresentada gostei mt bjs

    ResponderEliminar

Enviar um comentário