Tarte de chocolate merengada

Uma receita retirada da revista "mariana culinária".
Para quem gosta de chocolate, é uma verdadeira tentação :)
 

Ingredientes:
Base:
250 gr bolachas digestivas
90 gr manteiga
2 colh sopa açúcar

Recheio:
200 gr chocolate para culinária
1 dl natas
3 ovos

Merengue:
5 claras
200 gr açúcar em pó

Preparação:
Esmague as bolachas com um rolo de cozinha. Junte a manteiga à temperatura ambiente e o açúcar e misture até obter uma massa homógenea. A seguir, forre com ela uma tarteira de 25 cm de diâmetro, com fundo amovível.
Para o recheio, parta o chocolate em pedaços pequenos e leve ao lume em banho-maria, até derreterem. Incorpore as natas e os ovos batidos e certa na tarteira. Leve ao forno a 190ºC, durante cerca de 20 min. Retire do calor e deixe arrefecer bem.
Desenforme a tarte e disponha num prato de servir.
Bata as claras em castelo e vá juntando o açúcar em pó aos poucos, batendo sempre até ficarem bem firmes. Transfira para um saco de pasteleiro com boquilha frisada e cubra a tarte.
Por fim, com um maçarico de cozinha, queime o merengue.

Comentários

  1. Mas que tentação!
    Um dia...ñ são dias.
    Boa semana,querida.
    Beijo.
    isa.

    ResponderEliminar
  2. Hummmmm Xaninha ainda ha umma fatia? Que tentacao!!


    Beijocas

    Margarida

    ResponderEliminar
  3. Xana, eu sou uma gulosa assumida e ia adorar esta tarte merengada!!! Vou roubar uma fatia, mas duvido que ainda haja :)
    Ficou uma delícia!!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  4. hummmm que tentação.... ficou visualmente muito bonita! bjks

    ResponderEliminar
  5. Querida Xana, estas tuas receitas deixam-me de água na boca, esta ficou divinal:) Adoro tarte de chocolate e esta com merengue por cima ficou demais!

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
  6. Isto assim não pode ser... eu quero emagrecer!
    Não posso ver estas coisas... que tortura

    ResponderEliminar
  7. Olá Xana, que belo bolo!! Deve ser delicioso, um dia destes vou experimenta.
    Beijinhos, boa semana.

    ResponderEliminar
  8. Meu Deus que aspecto delicioso!

    Este fim-de-semana também fiz um docinho com merengue, mas no meu caso foi um doce de frutos vermelhos com merengue. adoro merengue ;)

    Essa tarte já marchava ao lanche :D

    Beijinhos e boa semana!

    Não te esqueças de espreitar o meu desafio aqui:

    http://omeubemestar.blogspot.com/2013/01/as-melhores-bolachas-com-pepitas-de.html

    ResponderEliminar
  9. Mas que linda ficou a tua tarte, tão apetitosa!

    ResponderEliminar
  10. Que aspecto delicioso! Fiquei curiosa, ja que sou viciada em chocolate! Adorei!

    ResponderEliminar
  11. Ficou linda e com chocolate eu ia adorar.
    Boa semana
    bjs

    ResponderEliminar
  12. Xana,
    Que delícia deve ser esta tua tarte...
    Conhecia com limão e merengue, agora com chocolate é uma agradável novidade!
    Gostei muit e vou experimentar :)
    Boa semana e beijinho.

    ResponderEliminar
  13. Xana queriducha... obrigada pela tua paciência comigo e com os blogs e links ok?já está tudo certo....consegui hehehe

    uma beijoca em troca de uma fatia dessa tartezinha????????????

    ResponderEliminar
  14. Chocolate e merengue, esta tarte está de se lhe tirar o chapeu, Xana!
    bjs

    ResponderEliminar
  15. Eu sou super gulosa e essa tarte está a rir-se para mim :)
    Vim retribuir a visita e encontrei um cantinho aconchegante.
    Bjns
    Isabel
    http://emocaoascolheradas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  16. Ficou muito bonita e deve ser deliciosa.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  17. Ai! Mas que bom aspecto!! Servia-me já de uma fatia!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Mas que maravilha de tarte!!! Ficou lindíssima!
    Bj
    Márcia

    ResponderEliminar
  19. Olá Xana,
    sua torta ficou linda e tentadora!

    Beijos, ótima semana!

    ResponderEliminar
  20. Xaninha, uma tarte de dar água na boca. Para os olhos e o estomago. Deliciosamente linda. Beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Xana, só fazes bolos lindos e perfeitinhos!!!
    Beijinhos, boa terça!
    Madalena

    ResponderEliminar
  22. Adoro tartes merengadas e esta, de chocolate, acho que os gulosos cá de casa se iam passar...
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  23. Sé é para gulosos, é para mim. :DD
    Uma fatia de tarte de chocolate é sempre irrecusável.

    Jota
    http://searchncook.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Enviar um comentário