O bolo Sacher - Áustria

Mais uma receita retirada do livro "as 100 mais famosas sobremesas do mundo". É originário da Áustria.
Eu andava super curiosa com este bolo há imenso tempo, e o nino decidiu-se a fazer para mim... Ficou baixinho porque a forma que temos é muito grande, mas o sabor??? Aiii que coisa tãoo boa :)

"Apesar de não ser muito diferente do original este é, apesar de tudo, um bolo de chocolate requintadíssimo."

Ingredientes:
Para o bolo:
120 gr cobertura de chocolate semiamargo
100 gr manteiga
110 gr açúcar em pó
Polpa ralada de 1/2 vagem de baunilha
4 claras de ovo
50 gr farinha
120 gr amêndoa ralada
5 gemas de ovo

Para o "glacê" de chocolate:
300 gr açúcar
100 gr chocolate
60 gr cacau em pó
1,25 dl água

Além disso:
1 forma ou aro com 22 cm diâmetro
Margarina e pão ralado para o fundo da forma
200 gr doce de alperce (usámos geleia de marmelo)
2 a 3 colh sopa água

Preparação:
Para preparar o bolo, derreta a cobertura em banho-maria, a 40º C, e mantenha-a aquecida. Numa tigela grande, bata a manteiga com 1/3 do açúcar e as gemas até obter uma massa cremosa. Continuando sempre a  mexer, junte a polpa da baunilha à cobertura morna. Bata as claras com o resto do açúcar e, juntamente com a farinha peneirada e as amêndoas, incorpore e misture suavemente à massa previamente preparada.
Unte o fungo (não o aro) da forma desmontável e espalhe por cima o pão ralado ou massa seca ralada. Recheie a forma com a massa preparada e alise a superfície. Leve ao forno previamente aquecido (180ºC) durante 40 a 50 min.
Para preparar o glacé de chocolate, misture num tacho a água, o chocolate finamente cortado e o cacau em pó e deixe ferver até obter um ponto de fio. Consegue-se este ponto quando o glacé começar a formar fios. Retire do lume, deite numa tigela e, com uma colher de pau, continue a mexer constantemente o glacé, até ficar bastante espesso.
Quando o bolo estiver frio, corte-o ao meio, ao longo do comprimento, e barre uma das camadas com a metade do doce de alperce. Coloque a outra camada por cima. Ferva durante alguns minutos o resto do doce com água, passe-o por um passador e, com um pincel, barre uniformemente todo o bolo. Coloque-o sobre uma rede de cozinha e cubra o bolo com o glacé de chocolate, deixando-o secar.

Comentários

  1. Que maravilha...adoro bolos de chocolate, por acaso nunca fiz este...bjokitass

    ResponderEliminar
  2. Xana, o teu bolo ficou lindíssimo e devia estar muito bom...um beijinho.

    ResponderEliminar
  3. Amiga também tenho imensa vontade de experimentar este bolinho, tenho visto imensas receitas, cada uma melhor que a outra e a tua é mais uma que me deixa a babar...eh eh!! Ficou lindo!!
    Beijinhos doces.

    ResponderEliminar
  4. Chamaste-me não foi??
    Para comer esta beleza!! :D
    Que guloso...
    Beijocas

    ResponderEliminar
  5. UAU...BOM DEMAIS COMEÇAR A SEMANA COM ESTA DELÍCIA!
    BEIJÃO....

    ResponderEliminar
  6. Tem um aspecto bem guloso este teu bolo!
    Óptimo para começar esta semana fria.

    ResponderEliminar
  7. Hummmm Xaninha... esse é mais um dos que vai entrar no meu forno brevemente... podes ter a certeza...!!!! que bolinho mais guloso... Adorei!!!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  8. Não sei se já repararam mas receitas estrangeiras são música para os meus ouvidos...adoro, e quanto mais exótico melhor.
    Portanto este bolinho deixou-me completamente "em pulgas"...para o experimentar. provar...
    Obrigada pela publicação.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Diagamos que é a sobremesa VIP dos bolos, hi... hi...

    Beijinho

    ResponderEliminar
  10. Gostei imenso do aspecto do bolo, baixinho, mas bem guloso.
    Beijo

    ResponderEliminar
  11. Um bolo bem guloso, como se quer!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Adoro este bolo! Ficou lindo Xana :) E deve ter ficado muito bom com a geleia de marmelo no recheio.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  13. Xiii o que eu fui ver agora... Até fiquei a salivar. Engraçado que pelo nome, acho que tenho um livro em casa que tem a receita deste bolo. Quanto à tarifa bio horaria, eu tenho a do ciclo semanal, que penso ser a mesma que a tua. Para quem trabalha diariamente acho que é a que compensa mais. O chato é que aos fds andamos a fazer tudo a correr. É a vida de mulher né. bjs

    ResponderEliminar
  14. Esse livro tá-me a pôr doida!
    Já viste que é cada um melhor que o outro?
    Beijinhos
    p.s. pára! lol

    ResponderEliminar
  15. Olá amiga,
    Também tenho a receita do Sacher Torte da Mary Berry ali para experimentar só que ainda não tive coragem...
    Ficou bem apetitoso!!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  16. UMA VERDADEIRA PERDIÇÃO...PARA MIM UMA FATIA XXL.
    BOA SEMANA
    BJS

    ResponderEliminar
  17. Oh Xaninha logo à segunda feira com um bolo destes :) tenho a certeza que ficou delicioso, o aspecto não engana :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  18. Eu agora que ando com uma vontade de comer chocolate, não conseguia resisitir a essa fatia.

    Bjs

    ResponderEliminar
  19. As minhas papilas gostativas requintadas ficariam requintadissimas se eu pudesse 'enfiar' o dente numa fatia desse teu bolo requintado:)

    bjus

    ResponderEliminar
  20. Xana,este mês faz precisamente um ano que fiz o Sacher pela primeira vez, como boas vindas ao meu namorado. Foi o cabo dos trabalhos. Ainda morava em Coimbra e enquanto estava no forno fui tratar da comunidade de felinos abandonados que moravam no jardim. A porta fechou com o vento e fiquei fechada do lado de fora sem ninguém em casa e com um bolo no forno. Já estava a imaginar as labaredas e os meus peludos dentro de casa sozinhos!! Por sorte tinha comigo o telemóvel e liguei a todas as colegas que viviam comigo e uma andava pela zona. Fiz uma maratona descomunal e foi uma sorte as coisas em Coimbra serem tão perto umas das outras. Cheguei precisamente a tempo de o tirar do forno e nem esturricado ficou. Foi um milagre! Acho que fiquei traumatizada e nunca mais a repeti mas a tua deu-me imensas saudades!! Beijinho!

    ResponderEliminar
  21. Ai que menino fofinho que faz estas coisas para a menina! :)
    Ficou fantástico!
    Adoro Sacher! :)

    Beijinhos amiguinha*

    ResponderEliminar
  22. Está um espanto!! Que bom fazerem-te surpresas destas ;)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  23. Que belo bolo Xana, e sendo de chocolate aprecio por demais.Gostei muito do recheio. Delicioso deve ter ficado....bjos uma linda semana

    ResponderEliminar
  24. bem minha querida amiga essa fatia pode ser para mim ok olha esta 5* so da vontade é de comer gostei beijinhos e cuida de ti ok

    ResponderEliminar
  25. Que curiosidade que eu tenho em fazer este bolo. Ficou lindo e muito apetitoso.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  26. Este bolo deve ser uma loucura!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  27. Já conhecia este bolo e o teu ficou uma delicia!!!Perfeito para amantes de chocolate...
    Bjokas
    Rita

    ResponderEliminar
  28. Um bolo de chocolate classico para paladares exigentes.

    Ficou mesmo uma perfeição, meus cumprimentos!

    ResponderEliminar
  29. Olá Xana,

    Deve ter ficado saboroso, fantástico!!!

    Fica Bem!!!
    1000 Beijokinhas

    ResponderEliminar
  30. Bem que aspecto que este bolo tem :p
    Mais um para a lista de espera

    Beijokas Ticha

    ResponderEliminar
  31. Que maravilha!!
    Este bolo deve ser óptimo :-))
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  32. Parabéns minha querida! Estás a fundo no teu livro de receitas do mundo!!! Hehehe!
    Muitos sugestivos ainda por cima! Esta "Sacher-Torte"..Está um mimo!!!
    Bjocas

    ResponderEliminar

Enviar um comentário