Chocolate - mais um ou o melhor até agora??

A Inês andava a pedir bolo de chocolate. Confesso que não é dos meus bolos preferidos, e andava a adiar.
Pesquisei um pouco, vi este no blog da Gasparzinha e só me arrependi de não o ter feito antes..
Ficou fabuloso, não conseguia parar de comer. De cada vez que passava pelo dito tinha de "depenicar" mais um pouco. Ó gula desgraçada :)
Foi eleito cá em casa, como o melhor bolo de chocolate feito cá em casa, a filha até já o escolheu para bolo de aniversário deste ano.


Bolo de chocolate


Ingredientes:

100gr manteiga temperatura ambiente
250gr farinha
100gr chocolate preto, com o máximo de % de cacau possível
200gr açúcar
2 ovos
1 colh chá essência baunilha
2 colh chá fermento 
1/2 colh chá bicarbonato
1/2 colh chá sal
300ml leite


Preparação na bimby:
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Deite a farinha, o fermento, o bicarbonato e o sal no copo e programe 4seg / vel 5. Reserve.
Coloque o chocolate no copo e triture com uns toques de turbo. Reserve.
Coloque a borboleta e bata os ovos inteiros com o açúcar programe 5 min / temp 37º / vel 2½ + 5 min mas desta vez sem temperatura. 
Junte a manteiga, a baunilha e o chocolate programe 2 min  / temp 50º / vel 4.
Marque 2 min, vel 3 e vá introduzindo pelo bocal a farinha e o leite alternados.
Deite a massa numa forma previamente untada e leve ao forno por 30 min (faça o teste do palito para confirmar que está cozido).
Desenforme depois de frio.

Preparação tradicional:
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Derreta o chocolate em banho-maria ou no microondas com uma colher de manteiga.
Bata a restante manteiga com o açúcar durante 3 a 4 minutos. Acrescente as gemas uma a uma, depois a baunilha e o chocolate derretido.
Peneire a farinha com o fermento, o bicarbonato e o sal para outra taça grande. Depois, de forma alternada, vá juntando a mistura de chocolate e o leite, mexendo até que fique uma massa homogénea.
Bata as claras em castelo bem firme com uma pitada de sal e depois envolva-as cuidadosamente na massa.
Deite a massa numa forma previamente untada e polvilhada de farinha e leve ao forno por 30 minutos ou até que ao espetar um palito este saia seco.
Deixe arrefecer um pouco e depois desenforme.

Comentários

  1. Hummm, esse bolo está com uma textura magnífica.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Se tu dizes que é o melhor acredito em ti, vou levar a receitinha...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Bem, este bolo de chocolate tem um aspeto! Delicioso.
    Bjs...

    ResponderEliminar
  4. hummm, fiquei curiosa, e o meu aniversario está perto, quem sabe não o escolho como bolinho!!!
    bjs

    ResponderEliminar
  5. Xaninha o bolinho ficou uma delícia, na verdade a Gasparzinha tem receitas excelentes tenho experimentado várias e dão sempre bons resultados :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  6. Vou levar comigo a receita, pois o aspecto está maravilhoso!

    Bjs.

    ResponderEliminar
  7. Vindo a receita da "Gasparzinha" e depois feito por ti só pode mesmo ser uma delicia senão o melhor (um dia destes vou testar pois tenho cá em casa uns quantos gulosos por chocolate hehehe)

    beijinhos Xaninha e tem um Óptimo Dia!

    ResponderEliminar
  8. Ficou bem grandinho e com um interior... meu Deus!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Eu adoro bolo de chocolate e este parece-me mesmo bem.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  10. Amiga, o bolo tem uma aspeto delicioso... húmido e fofo como eu gosto. Vindo da Gasparzinha não espamos melhor resultado!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. O interior estão mesmo apetitoso. Beijocas* :D

    ResponderEliminar
  12. Ficou excelente, o interior está como eu gosto e de chocolate...que maravilha!!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  13. Adorei! Mas adorei mesmo!!! Mesmo mesmo! Vou levar comigo. Beijocas

    ResponderEliminar
  14. Xana,
    Parece magnifico, com a vantagem de ter pouca gordura e poucos ovos. É uma receita a eleger.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. pelo aspecto acredito amiga...maravilha...bjokiatss

    ResponderEliminar
  16. Olá,
    Querida Xana,
    Realmente ficou um bolo fantástico, mas é teu hábito nos presenteares com receitas magnificas, esta não podia ser excepção.
    Parabens
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
  17. HOJE ESTAMOS EM SINTONIA COM O BOLO DE CHOCOLATE, AMEI A TUA RECEITA!

    BEIJÃO.....

    ResponderEliminar
  18. Ficou muito bonita e com jeito de super gostoso. Meu filho vai adorar.
    Bjo

    ResponderEliminar
  19. Agora percebi que ao visitar o teu blogue me sinto cada vez mais gulosa!...
    Bjs

    ResponderEliminar
  20. trop gourmand; j'adore
    bonne journée

    ResponderEliminar
  21. Xana, que bolinho mais delicioso! Também já o tinha espreitado na Gasparzinha, e se dizes que é um dos melhores de sempre, vou ter de comprovar!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  22. Xana estava mesmo a procura de um bolo de chocolate que desse certo, pois não sei por que os bolos de chocolate nunca me dão certo, essa semana me pediram pra fazer um bolo com recheio de brigadeiro, vou tentar sua receita, espero que eu acerte a mão dessa vez. Bjocas obrigada pela partilha

    ResponderEliminar
  23. Adoro bolos...principalmente de chocolate...e como o teu leva manteiga como um dos ingredientes é certo que deve de ser muito bom (descobri que há 3 ingredientes que indicam se um bolo é bom ou não, e a manteiga é um deles).

    As fotos ficaram lindas!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  24. Xana
    Ficou perfeito, vou ter de experimentar esta receita!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  25. nem sei quantas vezes o fiz, é delicioso...eu em vez de leite uso buttermilk, fica mais ao gosto cá de casa!

    ResponderEliminar
  26. ficou um bolo fofinho e delicioso!!
    humm.... bolo de chocolate.... que perdição!
    um beijinho

    ResponderEliminar
  27. Olá!

    Que bolo lindo! Percebo porque foi o escolhido!
    Obrigada por me teres avisado. Se continuar avisa-me sim?

    Bjs querida

    ResponderEliminar
  28. Xaninha,

    O guloso cá de casa não ia resistir, está lindo, bjs

    ResponderEliminar
  29. e ela tem toda a rezao pois so de olhar para ele até eu o comia haaaaa beijinhos

    ResponderEliminar
  30. Xana, que bom que gostaste! Este bolo é tão simples e tão bom que apetece mesmo. :)
    Bjs

    ResponderEliminar
  31. Olá Xana Que expecto delicioso tem o teu bolo tenho que esperimentar esta receita adorei :) Beijinhos Delfina Alves

    ResponderEliminar
  32. A criançada adora bolos de chocolate. Porque será? eheheh eu sei a resposta, mas não digo! O teu porco agridoce devia estar bem delicioso. Há meses que não faço comida chinesa. Gosto muito. bjs

    ResponderEliminar
  33. Nossa, Xana, parece que ficou sensacional. Sou apaixonada por chocolate em todas as formas!!!

    ResponderEliminar
  34. Margarida Cerqueira5 de junho de 2012 às 16:19

    Parece fantastico! muitos parabens!
    Adorava fazer, será que nao pode dar a receita de como fazer da forma tradicional? :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Margarida,
      Cá vai da forma que a Susana (a autora da receita) colocou no blog dela:

      Pré-aqueça o forno a 180ºC.

      Derreta o chocolate em banho-maria ou no microondas.
      Bata a manteiga com o açúcar durante 3 a 4 minutos.
      Acrescente as gemas uma a uma, depois a baunilha e o chocolate derretido.
      Peneire a farinha com o fermento, o bicarbonato e o sal para outra taça grande. Depois, de forma alternada, vá juntando a mistura de chocolate e o leite, mexendo até que fique uma massa homogénea.
      Bata as claras em castelo bem firme com uma pitada de sal e depois envolva-as cuidadosamente na massa.

      Deite a massa numa forma previamente untada e polvilhada de farinha e leve ao forno por 30 minutos ou até que ao espetar um palito este saia seco.
      Deixe amornar em cima de uma grelha e depois desenforme.


      Obrigado pelo comentário, espero que goste
      um beijinho

      Eliminar
  35. Muito obrigada! Vou experimentar! :)
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  36. Xana deste cabo do meu coração...e do meu estômago ;)
    Que aspeto delicioso !!!! E eu que adoroooo bolo de chocolate...
    Por acaso não tens a receitinha desse bolo tão simples e delicioso mas para ser feito de forma tradicional?
    Beijinhos,

    Vânia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vânia já está a receita querida, mas é sempre fácil de adaptar um bolo a uma batedeira, pois a bimby é uma batedeira mas mais potente, ou seja bate tudo em menos tempo...
      Experimenta e conta-nos tudo ;)
      beijinhos e obrigado

      Eliminar

Enviar um comentário