Uma das melhores receitas de peixe de sempre...

Esta receita foi retirada do livro do "Jamie Oliver - Regressa à cozinha".
Realmente o rapaz sabe o que faz, e está a convencer-me cada vez mais...
Ele chama-lhe deliciosa tarte de peixe, eu nem sei se lhe chamava tarte, mas deliciosa? Definitivamente :)
Nunca vos acontece irem todas lançadas para fazer uma receita, e acaba sempre por vos faltar algum ingrediente? Pois, a mim aconteceu... Os espinafres não havia, e o bacalhau foi substituído por panga. No fim, sem dúvida, a melhor receita com panga que já comi :)
As quantidades foi tudo a olho, deixo-vos a forma como fiz.

Como diz no livro: "Não se preocupe com arranjar e decorar a travessa - é um prato caseiro... Banal, mas saboroso e é assim que eu gosto"...

Ingredientes (3 pess):
batatas descascadas em cubos
sal e pimenta moída na hora
2 ovos de galinha
1 cebola, finamente picada
1 cenoura, finamente picada
azeite
200 ml natas 
1 mão cheia de queijo parmesão ralado
sumo de limão
2 filetes de panga
noz-moscada 
ervas finas

Preparação:
Aqueça previamente o forno a 230ºC. Ponha as batatas em água salgada e faça ferver durante 2 min. Deite cuidadosamente os ovos na panela e coza durante mais 8 min., altura em que as batatas também já estaram cozidas. Escorra tudo e  descasque e corte em quartos os ovos.
Numa frigideira à parte refogue a cebola e a cenoura num pouco de azeite durante 5 min, depois envolva o peixe cortado em pedaços pequenos e mexa até o peixe ficar meio cozinhado. Temperar com sal, pimenta e ervas finas, regar com as natas e deixar levantar fervura. Retire do lume, junte o queijo e o sumo de limão.

Ponha os ovos num tabuleiro de forno, regue com o peixe e o molho de natas e envolva bem.

As batatas cozidas devem ser esmagadas, junte-lhe um pouco de sal, pimenta e noz-moscada. Espalhe por cima do peixe e leve ao forno por 25 a 30 min até as batatas estarem douradas.

São servidos???

Comentários

  1. Realmente deve ser muito boa....tem uma textura fantástica!

    Bjocas

    ResponderEliminar
  2. Eu vou gostar e muito desse prato de peixe.

    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Gostei da receita e acho que a vou adaptar à pescada.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Já tive para fazer esta receita do Jamie várias vezes, mas eu tenho mesmo que fazer com bacalhau, se não lá em casa ninguém lhe toca.
    Está de babar.

    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Ficou bem apetitoso,....e com esse molhinho deve ser mesmo delicioso!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. que optimo aspecto!! receitas novas de peixe são sempre super bem vindas!! bjks

    ResponderEliminar
  7. hum ams que delicia.
    ve-se que esta ebm cremoso.
    beijinhos e uma boa semana
    ah a receita ja a levo

    ResponderEliminar
  8. Xana,
    tambem adoro o Jamie Oliver e esta receita deve ficar uma maravilha com a panga! adorei :) beijinho e boa semana

    ResponderEliminar
  9. Parece delicioso. Tenho de experimentar. Só me falta o queijo parmesão, ontem fui ás compras e de tantas marcas só havia o mozzarela.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. hummmmm! gostei! de facto o rapaz tem ideias muito boas! ;)

    ResponderEliminar
  11. Xana que belo pratinho, ficou com um aspecto tentador :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. menina! realmente ficou com um aspecto delicioso. Muito cremoso. Ótima dica. Adorei.

    ResponderEliminar
  13. Boa Primavera, Xana!
    Eu aceito um pratinho do teu peixe, para provar. ^.^
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Eu tenho de fazer este porque adorei os ingredientes e o resultado final!!!

    Bjokas
    Rita

    ResponderEliminar
  15. Xana,

    pelo que li e vi, parece ser muito boa esta receita de peixe.

    Bjinho
    Maria José

    ResponderEliminar
  16. Xaninha querida, a gente vê um titulo destes e vem logo a correr já a salivar e a imaginar o pratinho (até vinha a pensar se for falsa propaganda/post vou fazer queixa à deco hehehe da Xana), mas qual quê hihihihi, aqui nunca vimos ao engano, parece um prato bem delicioso e olha vou mesmo fazer um dia destes pois estou em pulgas por provar, obrigado por partilhares,

    beijinhos e tem uma grande semana!!

    ResponderEliminar
  17. e ficou muito bem Xanocas muito mesmo,bjokinhass

    ResponderEliminar
  18. Coincidências... ;)
    Eu experimentei pela primeira vez filetes de panga este fim de semana e devo confessar que superou as minhas expectativas... Fiquei fã....
    Por isso esta sugestão veio mesmo a calhar... Um bom pretexto para repetir...
    Obrigado por partilhar...
    Beijinhos e boa semana...

    P.S. Obrigado pela visita e pelo carinho... ;)

    ResponderEliminar
  19. Que delícia, parece mesmo apetitosa a tua refeição!

    ResponderEliminar
  20. Xana,
    Sou servida com muito gosto : ) Esta com um aspecto delicioso.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Um prato de peixe também à minha medida, adorei a sugestão ;)

    Beijocas***

    ResponderEliminar
  22. avec une sauce crémeuse ça doit être délicieux bravo
    à bientôt

    ResponderEliminar
  23. mas que aspecto maravilhoso gostei muito vou fazer um dia destes pois deu-me curizidade depois eu digo ok beijinhos

    ResponderEliminar
  24. Que belo prato Xana têm aspecto de ser muito bom ,bjs.

    ResponderEliminar
  25. Esta não me escapa!Adorei Xana!

    Beijokas.


    (Tens uns gatos lindosssss!)

    ResponderEliminar
  26. Pois, tem aspecto de ser mesmo, mesmo deliciosa... Adorei, Acho que vou experimentar!!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  27. Menina, que receita boa!!! Fica cremoso...hummm. Adorei. Bjim

    ResponderEliminar
  28. Eu sou servida sim sra. Belo pratinho de peixe
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  29. Amiga, sempre com receitinhas bem sugestivas ;-))
    Pelo aspecto deve ser mesmo muito bom este pratinho.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  30. Cheguei! Mas já tinha visto a receita.
    A Mimi fica comigo à 2ª e 3ª o que é
    liiiindo!
    Quanto ao prato tem aquele ar cremoso de que tanto gosto.
    Deve ser mt bom
    Beijo.
    isa.

    ResponderEliminar
  31. Ficou um prato muito apetitoso, bom demais!
    bjs,
    Andréa..

    ResponderEliminar
  32. se o sabor corresponder ao aspecto, deve ser uma delicia.
    js

    ResponderEliminar
  33. Xana, Xana, a receita é de babar!
    Acontece-me o mesmo muitas vezes...penso que tenho, vou á procura e nada:( pelo menos já sabes que funciona perfeitamente com outro peixe:)Já está anotadinha.
    Beijocas querida.

    ResponderEliminar
  34. Humm!!!

    Que bom aspecto, la´está se nao temos há que improvisar a olhómetro ;)

    Está com um aspecto posso provar um bocadinho aki do teu prato?

    :)))))

    Bjinho
    Claudia

    ResponderEliminar
  35. Amiga, mas que delicia... e eu aqui cheia de fome!!!
    Gostei imenso da tua comidinha!!!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  36. Adoro peixe panga. A receita está perfeita, maravilhosa.
    Obrigada por a ter postado.

    Mariana

    ResponderEliminar
  37. Mariana, obrigado pelo simpático comentário. Experimente, este é de facto o melhor prato de peixe k já comemos...
    um beijinho e obrigado :)

    ResponderEliminar
  38. Comprei este livro à pouco e andava a ver o que fazer e também fiquei de olho nesta "tarte", parece mesmo deliciosa=)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário