Bacalhau tipo Espiritual





No dia de Páscoa, fomos almoçar com os meus pais e mano, a um restaurante ali em Lisboa muito engraçado. O prato principal foi bacalhau à espiritual, mas este levava batata palha.. Estava fantástico. O meu irmão, que nem gosta de bacalhau, adorou, o menino também adorou, e eu prometi logo a ambos que faria para eles algo parecido.
Depois de pesquisar alguns livros velhinhos, acabei por inventar, e peço desculpa mas foi tudo +/- a olho. 
Eles adoraram. Eu sou mais crítica a mim própria, e acho que devia ter posto mais um pouco de bechamel... Da próxima, sai melhor, para 1ª vez não correu mal :)


Ingredientes:
3 postas de bacalhau
3/4 cenouras raladas
Batata palha q.b.
Azeite, cebola e alho
Sal e pimenta
1 pac natas M/ gordas
1 pac bechamel
Queijo ralado 4 queijos


Preparação:
Cozer o bacalhau e deixar arrefecer um pouco e lascar.
Fazer um refogado, acrescentar as cenouras e o bacalhau lascado, temperar com sal e pimenta. Mexer um pouco.
Acrescentar a batata palha e envolver tudo bem, tapando e apagando o tacho.
Misturar numa taça, o o bechamel e as natas e envolver no preparado anterior.
Verter num pirex de forno, e polvilhar com queijo ralado a gosto.


(antes de ir ao forno e levar o queijo ralado)

Comentários

  1. A mim parece-me que estava muito bom.
    Optima sugestão.
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Simplesmente delicioso, meu doce. E a Ana também já está com vontade de experimentar. Beijocas nos gatinhos. Quando ficarem suficientemente grandes podemos cozinhá-los e depois metes aqui a receita. Hummm que delícia!

    ResponderEliminar
  3. Deve ter ficado muito gostoso.
    Eu gosto muito de bacalhau; mas mesmo muito.
    A minha Mãe fazia-o, +/- assim e era a alegria comê-lo.
    Beijo.
    isa.

    ResponderEliminar
  4. Tem um óptimo aspecto.Claro que o manop tinha de gostar.

    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Ficou com um aspecto fabuloso!!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  6. Tudo o que leve bacalhau, eu gosto.
    E desta forma eu ainda nao provei.
    mas fiquei com vontade de experimentrar e vai ser para breve =)
    Ficou bem apetitoso.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Estava mesmo, mesmo, mesmo muito bom, o bacalhau! Adorei, miga! Espero que todas e todos sigam a receita, porque eu sou o mano e aprovo. Estava delicioso! E os gatinhos..... ADORO! Vá, beijocas boas!!!! *********

    ResponderEliminar
  8. FICOU COM UM ASPECTO MARAVILHOSO...
    BJCAS

    ResponderEliminar
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  10. hum!adorei a receita!pode ser 1 pratinho para o meu almoço sff!;)

    ResponderEliminar
  11. amiga que belo prato eu adoro bacalhau espiritual beijinhos.

    ResponderEliminar
  12. De aspecto ficou fabuloso!! Deve ter ficado muito bom mesmo, amiga! Beijocas.

    ResponderEliminar
  13. Olá!

    Adoro bacalhau de qualquer maneira! E este não é excepção.
    Adorei!

    Bjos

    ResponderEliminar
  14. OLá Xana!!
    Este bacalhau "tipo" espiritual tem óptimo aspecto e super pratico de fazer! Adorei!!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Bem este prato deve ser uma delícia têm um aspecto delicioso;)

    ResponderEliminar
  16. Olha que tem mesmo muito bom aspecto! Muito bom improviso, este!

    ResponderEliminar
  17. Adorei!
    Ficou fabuloso :)

    jinhos linda

    ResponderEliminar
  18. Também faço mais ou menos assim: é delicioooooooooso!!
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  19. Xana! Que maravilha! Adorei esse bacalhau. Já fiz um parecido uma vez, mas sem as batatas. A idéia da batata é ótima. Na próxima vou experimentar!

    ResponderEliminar
  20. Ficou com um aspecto super delicioso, dá vontade de pegar num garfo e picar.
    Olha que na Bimby tb fica muito bom.


    bjs

    ResponderEliminar
  21. Adoro bacalhau de todas as maneiras... este parece delicioso! :)
    Uma sugestão bem saborosa :)

    ResponderEliminar
  22. e um prato que adoro ams la em casa nao sao todas da minha opiniao
    :-)
    que bom
    beijocas

    ResponderEliminar
  23. Procuro já há tempos esta receita, gosto dela em tempo de Inverno.
    Bjs

    ResponderEliminar

Enviar um comentário