Coq au vin

Em 1º lugar, quero desejar a todas as crianças (pequenas e um pouquinho "mais" grandes) um feliz dia, em especial à minha filhota... Espero que tenhas um dia fantástico filha :)

Tenho um livro há uns bons tempos do qual ainda não tinha testado receita nenhuma. Têm todas um excelente aspecto, mas são daquelas que levam imenso tempo a fazer... Tempo é sempre algo que tenho pouco, mas um destes dias dispus-me a testar esta, e não me arrependi...
Um sabor fabuloso, com uma simples receita. Acabou por não levar tanto tempo como dizia na receita... Adorámos, e será para repetir..

Ingredientes (4 pess):
1/4 cháv manteiga
2 colh sopa azeite
1,8 toucinho entremeado fumado sem courato às tiras (usei cerca de 200 gr de bacon e foi suficiente)
115 gr cebola pérola (usei cebola cortada em 8)
115gr cogumelos frescos cortados
2 dentes alho finamente picados
2 colh sopa brandy (usei whisky)
1 cháv vinho tinto
1 1/4 cháv caldo galinha ( usei água e 1 caldo knorr)
1 saquinho de cheiros
sal e pimenta
2 colh sopa farinha (usei só 1 de maizena p/ molhos)

Preparação:
Derreter metade da manteiga com o azeite num tacho. Juntar o frango e refogar em lume médio, mexendo, durante 8/10 min, ou até ficar tostado. Juntar o toucinho, as cebolas, os cogumelos e o alho.
Deitar o brandy e deitar fogo com um fósforo. Quando as chamar começarem a morrer, juntar o vinho, o caldo e o saquinho de cheiros e temperar com pimenta. Deixar ferver, reduzir o lume, e cozinhar em lume brando até os pedaços de frango estarem cozidos e tentos. Entretanto fazer uma beurre menié esmagando a restante manteiga com a farinha numa tigela pequena.
Retirar e eliminar o saquinho de cheiros. Reservar o frango mantendo quente. Deitar no tacho a beurre menié, um pouco de cada vez. Deixar ferver, colocar novamente o frango na caçarola e servir imediatamente.

A filha adora sumo de meloa e morango, e fez questão de tirar foto para a mãe por no ratatui :)

Comentários

  1. Olá,Xana!
    Tem muito bom aspecto,parece-me muito bom.
    Mas nunca fiz esse prato,e acho que tb nunca comi.


    Bjinhos

    ResponderEliminar
  2. Não conhecia esta receita... mas tem super bom aspecto!! :p
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  3. Esse frango deve mesmo ser uma delicia. Gostei muito da receita.
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Nunca fiz esse prato, agora que tem muito bom aspecto isso tem.

    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Xana,que conserves sempre "a Criança"
    que há em ti.
    Para a tua lindinha,beijo meu.
    O prato tem excelente aspecto!
    Beijo.
    isa.

    ResponderEliminar
  6. Que bom aspecto ,o teu coq au vin,adorei xanocas,jinhoss

    ResponderEliminar
  7. Maravilhoso este coq au vin e o suminho da Princesa, bem natural e vitaminado!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  8. Belo prato!!! E o sumo tambem é muito especial, quanto mais para fazer a vontade à filha,lol. Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Uma óptima refeição, e muito bem acompanhada com esse sumo!

    ResponderEliminar
  10. xana fizeste bem em testar pois ficou com optimo aspecto.
    ate lambia os dedinhos agora
    beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Uma óptima sugestão!!
    Fizeste muito bem em a testar =)
    O suminho da filhota deve ser uma delícia.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. pelo aspecto veleu bem a pena teres feito essa receita,parece me deliciosa,bjs

    ResponderEliminar
  13. Que boa refeição e o sumo, amei!
    As crianças são umas queridas a minha Cris também anda sempre a tirar fotos para colocar-mos no blogue.
    Beijinhos à tua filhota e para todas nós feliz dia das crianças

    ResponderEliminar
  14. Tem muito bom aspecto!
    Mas, o que é saquinhos de cheiro? Estou a perguntar porque nunca ouvi falar!
    Gosto da foto do sumo! ahah :P :)

    Um beijinho grande

    ResponderEliminar
  15. Fiz uma fez coq au vin, a receita que eu pesquisei é um pouco diferente da sua, mais a cor fica bem parecida, se quiser ver, está publicada no meu blog! Adorei a sua versão! Bjinhos

    ResponderEliminar
  16. Adoro coq au vin e o teu ficou com 1 aspecto divinal

    bjs

    ResponderEliminar
  17. Por causo esta e uma das receitas que tenho muita curiosidade em testar. O teu coq au vin ficou com bom aspecto.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Receita luxo hein? Adorei.
    E parabéns a todas as crianças.
    Bjs

    ResponderEliminar
  19. Começamos por mandar umas beijocas a tds as crianças da casa...lol
    Esse coq au vin tem mt bom aspecto deve ter ficado mt bom...parabens

    ResponderEliminar
  20. Ola Xana
    Venho retribuir a tua visita ao meu blog, obrigada.
    Também gostei muito do teu e já me fiz tua seguidora.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  21. .........a sua refeição deve estar deliciosa....mas coq au vin faz-se com galo não é com frango....como o nome indica coq=galo...mesmo assim deve ter ficado muito boa...
    Zita Santos....

    ResponderEliminar
  22. já fiz esse prato é muito saboroso gosto demais!
    diga a filhota que o suco tá lindo deve ser muito bom!!!
    bjim

    ResponderEliminar
  23. Muito bom aspecto, gosto muito deste tempero.
    bjsss

    ResponderEliminar
  24. Este é um prato muito bom Xana.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  25. Xana
    Aqui em casa é muito apreciado, foi das 1ªs que coloquei no blog, imagina adaptado à Bimby!
    Esse aspecto motiva-me a fazer novamente, desta feita tradicionalmente, pois está em falta no Sabores.
    Um bom feriado!

    ResponderEliminar
  26. A tua Princesa não tem mau gosto: Sumo de Meloa e Morangos! Eu nunca experimentei, mas são dois frutos muito gostosos: fica um complexo de Vitaminas! Bjs. à Filhota. Bombom

    ResponderEliminar
  27. Obrigado a todas/os pelas visitas e comentários.
    A pequena só gosta de bananas e maçãs, então em sumo acaba por "comer" toda a fruta.. são truques ;)
    Maracujazita, tb não faço ideia. Eu coloquei salsa, coentros, oregãos e ervas finas directamente no tacho. Só que na altura de retirar não deu, claro.. Mas como gostamos muito de ervas aromáticas cá em casa, não nos fez diferença :)
    Zita, sabendo bem que devia ter sido feito com galo, não tenho facilidade de o encontrar aqui na zona. De qualquer forma, por acaso, no livro de onde tirei a receita, também é feito com frango. Obrigado pela visita.
    Beijinhos a todas/os

    ResponderEliminar

Enviar um comentário